quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Aspectos positivos e desafiadores do trabalho com projetos

Os desafios do trabalho com projetos são muitos e dentre eles estão a determinação, disciplina, ação e perseverança por parte do professor.
Através dos projetos o professor poderá organizar a atividade escolar a relação entre os diferentes conteúdos em torno e ensino e aprendizagem.
Segundo (Rodrigues 2001) ao planejarmos precisamos trabalhar com referências e ao trabalharmos com referências são necessárias três questões básicas: o que queremos alcançar? O que faremos concretamente (em tal prazo) para diminuir esta distância?
“É preciso saber que tipo de sociedade e de homens se quer e que tipo de ação educacional é necessária, executar, avaliar”.
(Rodrigues 2001) evidencia os elementos que são básicos em qualquer forma de
planejamento. São eles:
• objetivos é preciso explicitá-los, tendo como questões básicas “o quê” e “para
quê”;
• justificativa toda proposta tem uma origem, um porquê;
• temática apresentação do eixo integrador;
• estratégias momento do "como" ser explicitado;
• localização onde será desenvolvido? Para quem? É importante esta
caracterização, deixando esclarecido o contexto;
• recursos qual o apoio necessário, em termos de materiais, meios a serem
utilizados;
• avaliação como acompanhamento permanente do processo, revelar os
indicadores, critérios de avaliação.
Através de um trabalho com um bom planejamento, aluno e professor podem ter grandes conquistas em suas vidas e desta forma, o professor ajudará a preparar os indivíduos para
a sociedade.

RODRIGUES, Maria Bernadette Castro. Planejamento: em busca de caminhos. In: XAVIER, Maria Luisa; DALLA ZEN, Maria Isabel (Orgs.). Planejamento em Destaque: análises menos convencionais. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2001. P. 59-65 e 72-73.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Eliana:

Ficou faltando apenas a referência do livro/artigo ou revista de Rodrigues, ok?

Grande abraço, Anice.