domingo, 12 de dezembro de 2010

A mais importante agência de letramento

Pode-se afirmar que a escola, a mais importante das agências do letramento preocupa-se, não com o letramento prática social, mas com apenas um tipo de prática de letramento, a alfabetização, o processo de aquisição de códigos (alfabéticos, numéricos),
processo geralmente concebido em termos de uma competência individual necessária para o sucesso e promoção na escola.Já outras agências de letramento, como a família, a igreja, a rua como lugar de trabalho, mostram orientações de letramento muito diferentes (KLEIMAN, 2006).
Segundo (KLEIMAN,2006) as práticas de uso da escrita na sociedade sustentam-se no modelo de letramento denominado modelo Autônomo STREET (1994).
Esta concepção posiciona a escola como formadora de robôs prontos para a época do fordismo, para a linha de montagem, para servir a classe dominante e muitas escolas ainda estão presas a esta concepção.
Já na concepção com modelo ideológico as “práticas de letramento, no plural, são social e culturalmente determinadas, e como tal, os significados específicos que a escrita assume para um grupo social dependem dos contextos e instituições em que ela foi adquirida“.
Nesta concepção a escola estará formando alunos para enfrentar políticas dominantes, o que vem “de cima para baixo”.

KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006. p. 15-61.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eliana:

É essencial que possas expor tuas ideias dos assuntos que trazes, certo? Porque resolveste postar esse assunto, ele é útil na tua prática?

Para ficares atualizada aqui no blog, precisas fazer mais duas postagens, ok?

Grande abraço, Anice.