sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O realismo do ensino







Inteligência
A Epistemologia Genética piagetiana busca explicação para a inteligência humana. Em O nascimento da inteligência na criança Piaget define inteligência “como a busca intencional de meios para atingir um fim” (MONTANGERO e MAURICE-NAVILLE, 1998, p.39).
Baseada nesta explicação de Piaget, acredito que, Comênios “o pai da didática” de mais de 300 anos atrás, já estava coberto de razão, quando institui 4 elementos importantes da pedagogia“ e um deles, cito agora, “
o realismo do ensino: A aprendizagem deve começar, segundo Comênio, a partir dos sentidos, da percepção, da experiência do aluno, e não a partir de teorias abstratas. Neste sentido, Comênio acusa as escolas de formarem alunos que normalmente só conseguem repetir nomes e conceitos sem compreenderam do que estão falando. Contra isso, ele propõe que os alunos façam experiências por conta própria e aprendam a partir das
próprias observações e não somente repetindo o que outras pessoas disseram (cap. 18)”.


Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eliana! A partir deste conhecimento, percebeste alguma ação tua ou de colegas que pudesse ser modificada em prol da autonomia do sujeito? Abraço, Anice.