terça-feira, 22 de setembro de 2009

Letramento Social


Segundo, Street (1984) há duas concepções, a concepção do letramento denominada, modelo autônomo, que pressupõe que há uma maneira de o letramento ser desenvolvido, sendo que sua prática de uso da escrita na sociedade ocultam à concepção de letramento dominante e por muitos pesquisadores é considerado tanto parcial como equivocada.
Nesta concepção a escola está formando robôs prontos para a época do fordismo, para a linha de montagem, para servir a classe dominante e muitas escolas ainda estão presas a esta concepção.
Já na concepção com modelo ideológico as “práticas de letramento, no plural, são social e culturalmente determinadas, e, como tal, os significados específicos que a escrita assume para um grupo social dependem dos contextos e instituições em que ela foi adquirida“.
Nesta concepção a escola estará formando alunos para enfrentar políticas dominantes, descentralização e autonomia propugnadas nas esferas trabalhistas.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Eliana: pensas em modificar algo em tua prática a partir deste conhecimento? Que tipo de atividades poderiam ser realizadas em busca da autonomia dos alunos? Abraço, Anice.