Fiquei maravilhada com as colocações da professora Luciane M. Corte Real no texto “Aprendizagem Amorosa na Interface escola Projeto Aprendizagem e Tecnologia Digital” visto que ela expõe “que a possibilidade de constituir a legitimidade de um outro depende de um processo construtivo no qual concorrem a inteligência e o afeto e que resulta em um outramento de si próprio. Esse processo passa a ser, em nosso entendimento, condição indispensável e território no qual as aprendizagens amorosas são tanto constitutivas quanto resultantes desse processo".
Passando isto para a sala de aula, pensando nos alunos, em suas aprendizagens, no afeto, no interesse, no amor, no apoio que eles recebem de suas famílias, é altamente importante para o desenvolvimento de suas aprendizagens o resultado é visivelmente a frente dos que não obtém o mesmo de suas famílias. Eles ficam carentes de carinho, querem constantemente atenção para suprir a falta.
A professora precisa dar amor, atenção, respeito por alunos carentes de afeto, saber a hora de colocar a mão no ombro do aluno e dizer, onde ele está errando e ajudar o aluno a encontrar o caminho que leva a descoberta de si e de tudo o mais, para que resulte no outramento de si próprio.
Passando isto para a sala de aula, pensando nos alunos, em suas aprendizagens, no afeto, no interesse, no amor, no apoio que eles recebem de suas famílias, é altamente importante para o desenvolvimento de suas aprendizagens o resultado é visivelmente a frente dos que não obtém o mesmo de suas famílias. Eles ficam carentes de carinho, querem constantemente atenção para suprir a falta.
A professora precisa dar amor, atenção, respeito por alunos carentes de afeto, saber a hora de colocar a mão no ombro do aluno e dizer, onde ele está errando e ajudar o aluno a encontrar o caminho que leva a descoberta de si e de tudo o mais, para que resulte no outramento de si próprio.
Um comentário:
Olá, Eliana! Esse entendimento é fundamental para compreender o aluno. Há o caso daqueles que falam demais, por exemplo, e se a professora não tiver consciência que isto ocorre por falta de atenção, poderá fazer com que a "bola de neve" aumente, não é mesmo? Abraço, Anice.
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