LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA/ 6ºSEMESTRE – EIXO VI
INTERDISCIPLINA:
Filosofia da Educação
Aluna: Eliana de Pereira Jeck
Respostas para as perguntas feitas pela colega da dupla:
1.Os dois autores acreditam na educação como uma forma de aprimorar e desenvolver a natureza humana? Justifique.
No texto “Educação após Auschwitz” está explícito que “a educação só teria pleno sentido como educação para auto-reflexão crítica. Dado, todavia que, como mostra a psicologia profunda, os caracteres em geral, mesmo os que no decorrer da existência chegam a perpretar os crimes, já se formaram na primeira infância, uma educação que queira evitar a reincidência haverá de concentrar-se na primeira infância. E também acrescenta o esclarecimento geral, criando um clima espiritual, cultural, social que não dê margem á uma repetição; um clima, portanto, em que os motivos que levaram ao horror se tornem conscientes na medida do possível”.
Já no texto de Kant evidencia que “O Homem que não pode se tornar um verdadeiro homem senão pela educação. Ele é aquilo que a educação dele faz. Note-se que ele só pode receber tal educação de outros homens, os quais a receberam igualmente de outros. Portanto, a falta de disciplina de instrução de certos homens os torna mestres muito ruins de seus educandos. Se um ser de natureza superior tomasse cuidado da nossa educação, ver-se-ia, então, o que poderíamos nos tornar. Mas, assim como, por um lado, a educação ensina alguma coisa aos homens e, por outro lado, não faz mais que desenvolver nele certas qualidades, não se pode saber até aonde nos levariam as nossas disposições naturais;.Se pelo menos fosse feita uma experiência com ajuda dos grandes e reunindo as forças de muitos, isso solucionaria a questão de se saber até aonde o homem pode chegar por esse caminho. Uma coisa, porém, tão digna de observação para uma mente especulativa quanto triste para o amigo da humanidade é ver que a maior parte dos grandes não cuida senão de si mesma e não toma parte nas interessantes experiências sobre a educação, para fazer avançar algum passo em direção à perfeição da natureza humana. É entusiasmante pensar que a natureza humana será sempre melhor desenvolvida e aprimorada pela educação, e que é possível chegar a dar àqueles forma a qual em verdade convém à humanidade. Isso abre a perspectiva para uma futura felicidade da espécie humana”.
Justificativa: Sim, os dois autores acreditam nesta hipótese da educação, desde que, cuide-se o momento, a forma de como esta educação será aplicada e de quem receberemos a educação.
2.Para os autores a disciplina, a dureza na educação para ter capacidade de suportar o máximo na vida, é vista como um aspecto positivo ou negativo? Explique.
No texto “Educação após Auschwitz” está claro que “o mal de certos costumes folclóricos é que se trata de precursores imediato da violência nacional-socialista. Não é de admirar que os nazistas enaltecessem e cultivassem tais monstruosidades sob a designação de “costume”. Caberia aqui à ciência uma tarefa extremamente atual. Poderia inverter energicamente a tendência da etnologia que os nacional-socialistas entusiasticamente encamparam para controlar a sobrevivência ao mesmo tempo brutal e fantasmagórica dessas diversões populares. Em toda essa esfera, trata-se de um pretenso ideal que também desempenha papel relevante na educação tradicional: o da dureza. Pode ainda, por mais vergonhoso que pareça, relacionar-se a uma declaração de Nietzche, embora na verdade ela quisesse dizer outra coisa. Lembro que o terrível Boger teve um acesso durante uma palestra sobre Auschwitz, que culminou com um elogio à educação para a disciplina através da dureza. Esta seria necessária para formar o tipo de pessoa que lhe parecia certa. A imagem da educação pela dureza, na qual muitos crêem irrefletidamente, é basicamente errada. A concepção de que virilidade signifique o máximo de capacidade para suportar já e transformou há tempos em símbolo de um masoquismo que como demonstra a psicologia – se funde com demasiada facilidade ao sadismo. Em última análise, a elogiada têmpera para a qual se é educado significa pura e simplesmente indiferença à dor. E não se faz tanta distinção assim entre uma e outra. Aquele que é duro contra si mesmo adquire o direito de sê-lo contra os demais e se vinga da dor que não teve a liberdade de demonstrar, que precisou reprimir. Esse mecanismo deve ser conscientizado, da mesma forma como deve ser fomentada uma educação que não mais premie a dor e a capacidade de suportá-la. Já para Kant, por a disciplina ter que impedir o homem de desviar-se da humanidade, através de suas inclinações animais e vista como puramente negativa, porque é o tratamento através do qual se tira do homem as suas selvagerias; a instrução, pelo contrário, é a parte positiva da educação”.
Por outro lado, o homem tem necessidade de cuidados e de formação. “A formação compreende a disciplina e a instrução. A falta de disciplina e de instrução em certos homens os torna mestres muito ruins de seus educandos.
A falta de disciplina é um mal pior que a falta de cultura, pois esta pode ser remediada mais tarde, ao passo de que não se pode abolir o estado selvagem e corrigir um defeito de disciplina. Talvez a educação se torne sempre melhor e cada uma das gerações futuras dê um passo a mais em direção ao aperfeiçoamento da humanidade, uma vez que o grande segredo da perfeição da natureza humana se esconde no próprio problema da educação. A educação é o maior e o mais árduo problema que pode ser proposto aos homens. De fato, os conhecimentos dependem da educação e esta, por sua vez, depende daqueles. Por isso, a educação, não poderia dar um passo à frente a não ser pouco a pouco, e somente pode surgir um conceito da arte de educar na medida em que cada geração transmite suas experiências e seus conhecimentos à geração seguinte, a qual lhes acrescenta algo de seu”.
Avaliação das perguntas elaboradas pelo colega da dupla:
As questões elaboradas pela colega da dupla, foram muito bem elaboradas e pude constatar que uma questão está muito ligada a outra porque educação envolve cuidado, formação, disciplina e a instrução e tudo precisa ser muito bem dosado porque “de fato, os conhecimentos dependem da educação e esta, por sua vez, depende daqueles”.Mas para que se tenha pleno êxito neste objetivo, o de aprimorar e desenvolver a natureza humana é preciso estar cientes de que a educação abrange os cuidados e a formação. “Esta é: 1. negativa, ou seja, disciplina, a qual impede defeitos; 2. positiva isto é instrução e direcionamento e, sob esse aspecto, pertencente à cultura. O direcionamento é a condução na prática daquilo que foi ensinado”. Os autores traçam um paralelo com relação a educação eles evidenciam que é preciso, cuidar o momento, a forma de como esta educação será aplicada e de quem receberemos a educação isto tudo é um conjunto de coisas que precisa ser sempre bem pensadas, refletidas para que Auschwitz não retorne jamais e a nós professores cabe despertar o senso crítico de nossos alunos para que eles não caiam no erro de ter o caráter manipulativo. Precisamos ajudar, instruir nossos alunos a pensar no bem da humanidade não só em si, assim atingiremos o objetivo de aprimorar e desenvolver a natureza humana.
Referências
KANT, Immanuel (1724-1804) Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella.
3ª Ed. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2002.
Reproduzido de ADORNO, T.W. Erziehung nach Auschiwitz, In: -
Stichworte; kritische Modelle 2. Frankfurt, Suhrkamp, 1974. Trad. Por Aldo Onesti.
terça-feira, 7 de julho de 2009
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Um comentário:
Olá, Eliana:
Peço que leia a postagem acima. O tipo de comentário é o mesmo.
Abraço, Anice.
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