quinta-feira, 16 de julho de 2009

ESTUDO DE CASO (CONCLUSÃO)

*Avaliação

a)Que aproximações existem entre as ideias trazidas nos textos sobre avaliação e seu estudo de caso?

A escola atuou na direção de ajustar as necessidades da aluna com relação ao aprendizado, adaptando a aluna num ano que fosse compatível com a sua capacidade, para que ela revesse, alguns conteúdos, que ela não tinha conseguido assimilar. Através de materiais concretos, fazendo a construção do conhecimento, linguagem que flui através do entendimento entre as partes e da interação com os colegas ela está apresentando alguns progressos.

b) Quais as contradições em relação ao que foi observado?
As necessidades especiais são diferentes mas os métodos utilizados para ensinar foram parecidos.

c) Como é feita a avaliação do sujeito da pesquisa durante o ano letivo (parecer descritivo, por exemplo)?
Sim, é feito um parecer descritivo e também faço como está no texto “A avaliação vai sendo
composta: quem diz, o quê, para quem, em que situação, com quais
propósitos? Era preciso introduzir Bianca nos usos da linguagem... O que
é que aquilo quer dizer? Que sentido tem? Por que meios ou processos
um enunciado é produzido como tendo sentido? Que significação tem?”

d) Essa avaliação dá conta das possibilidades e competências do sujeito observado? Sim, neste caso.

Reflexão


Estamos no 2º trimestre e noto os avanços de minha aluna na parte cognitiva, na parte, emocional e também com relação a interação com os colegas. Ela é uma menina vaidosa, gosta de arrumar os cabelos dela e das colegas.
As vezes saio da aula preocupada com ela, mas hoje foi um dia que saí realizada pois ela veio me mostrar o caderno novo e o capricho com que ela realizou as tarefas. Ela não copiou o enunciado das atividades mas o restante ela fez o melhor que pode.
Gostaria de parabenizar a professora e tutora na escolha dos textos e vídeos porque eu consegui ver o trabalho com as pessoas com necessidades especiais de uma maneira que eu não acreditava que pudesse ser feito e também sobre os recursos existentes para auxiliar na aprendizagem dos alunos.
O texto A REDE DE INTERAÇÕES COMO CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA:ALTERNATIVAS NO ESPAÇO DA SALA DE AULA COM ALUNOS EM SITUAÇÃO DE DESVANTAGEM de Lenise Henz Caçula Pistóia1 evidencia que O caminho da construção do conhecimento significa a constituição de um processo, que é o resultado de sua história evolutiva. Pode-se afirmar que todos os seres vivos apresentam inteligência, pois são dotados de um sistema nervoso e estão submetidos às influências do meio, evidenciando o conceito de deriva estrutural (Maturana, 1995), isto é, na medida em que estão todos vivos, todos satisfizeram os requisitos necessários para uma ontogenia ininterrupta As comparações sobre eficácia pertencem ao domínio de descrições feitas pelo observador, e não tem relação direta com o que ocorre às histórias individuais de conservação da adaptação. Em resumo, não há sobrevivência do mais capaz, há sobrevivência de quem é capaz.
Conforme a autora do texto, Maturana diz que todos são capazes e que o comportamento inteligente sempre é necessariamente contextual. O contexto, por sua vez, é definido pelo domínio consensual, ou pelo domínio de adaptação ontogênica em que ocorre.



Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eliana: Sabemos que essa é uma atividade. Queremos, no blog, um exemplo de aprendizagem, mas sem ser o famoso "copia e cola" das atividades das interdisciplinas. Talvez o mais interessante seria um recorte do teu trabalho. Citar apenas algumas partes do teu estudo de caso com explicações da importância do trecho escolhido, entre outras informações. Abraço, Anice.