domingo, 19 de setembro de 2010

Será que Papai Noel existe? IS THE QUESTION



Estamos no novo milênio e o desafio de o que, por que, e como devemos ensinar para os nossos alunos de hoje para que daqui a dez ou quinze anos possam viver como cidadãos conscientes, críticos, capazes de enfrentar os novos desafios de seu tempo ainda persiste na cabeça de qualquer professor. Esse desafio cruel afeta não só aos professores, mas os cientistas, os filósofos... Ninguém tem certeza de mais nada, então descobrimos que “Papai Noel não existe. O desencantamento pode ser vivido como um tipo de perda da magia, perda do gosto e até mesmo, perda do sentido. O exemplo do Papai Noel Pode parecer um pouco infantil, mas ele tem duplo propósito. O primeiro deles, é expressar que todos nós, em alguma medida, já passamos por momentos de desencantamento e, o segundo, é que o processo de desencantamento faz parte do próprio viver, do crescimento, não é estranho à vida”.
Nos desencantamos com muitas coisas porque segundo algumas das hipóteses levantadas por *Cleci, a velocidade que as coisas aparecem e desaparecem é espantosa. Tudo é descartável, hoje se casa de manhã e pode se separar à noite, há uma busca incessante no aprender e aprender implica no conflito de abandonar falsas idéias daquilo que não funciona mais e que já se mostram falsas e também seria a competição com as novas tecnologias da informação?
*Cleci nos revela que uma queixa muito comum entre os professores é a idéia de que as novas tecnologias da informação seriam em grande medida responsáveis por nossa famosa crise paradigmática e que nós professoras acreditamos que não temos as mesmas armas tecnológicas da mídia e isto seria uma competição muito desigual.
E então, o que fazer, qual o caminho seguir?
É evidente que devemos utilizar os novos recursos tecnológicos e da mídia em benefício próprio e proporcionar que os alunos também possam se beneficiar. O professor precisa acompanhar a evolução do que acontece no mundo. Precisa ser um eterno aprendiz, agir em favor de si e dos alunos. O professor deste novo milênio precisa estar com o porte da “arma” tecnológica e da mídia com a capacidade de alcance para tornar possível o aluno interagir com o conhecimento, construir novos caminhos para aprendizagens e descobertas.
A chave para a transformação da escola da informação à escola do conhecimento está na mão de quem?! É claro! Não poderia ser diferente, na mão do professor... É ele e nas mãos dele que passam todos antes de se tornarem médicos, dentistas, etc. que precisa pegar a chave daquela salinha que causa desassossego a tanta gente...Ele dará acesso aos alunos o uso destes novos recursos e gabaritar o aluno a enfrentar o NOVO MILÊNIO.

Interdisciplina: Seminário Integrador IX
Referência:
Maraschin* Cleci CADÊ A CERTEZA QUE ESTAVA AQUI?
* Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eliana:

Que relação fazes da tua questão com este tema? É essencial que possas linkar sempre o que postas com teu TCC, certo?

Qual é o ano da citação de Cleci?

Grande abraço, Anice.