segunda-feira, 13 de setembro de 2010

PASSAPORTE PARA A LIBERDADE




Minha Arquitetura Pedagógica no estágio envolveu gêneros literários, para que os alunos pudessem usar os dois passaportes que (BETOLILA; SOARES, 2007) evidenciam em “É preciso conjugar alfabetização e letramento?” Segundo estas autoras, a criança precisa apropiar-se da tecnologia da escrita, pela alfabetização, e precisa identificar os diferentes usos e funções da escrita vivenciando diferentes práticas de leitura e de escrita, pelo processo de letramento. Se lhe é oferecido um dos “passaportes” – se apenas se alfabetiza sem conviver com práticas reais de leitura e escrita – formará um conceito distorcido e parcial do mundo da escrita; se usa apenas o outro “passaporte” – se apenas, ou sobretudo, é levada ao letramento, sem a apropiação adequada da tecnologia da escrita – saberá para que serve a língua escrita, mas não saberá se servir dela. Assim, para a inserção plena da criança no mundo da escrita, é fundamental que alfabetização e letramento sejam processos simultâneos e indissociáveis.
Se não houver essa simultaneidade e indissociabilidade, a criança não verá sentido em aprender a tecnologia, pois esta não a leva além de relações entre sons e letras, famílias silábicas, frases sem contexto, como “Eva viu a uva”, e pseudotexto de cartilhas; ou a criança conviverá com textos reais, com práticas reais de leitura e de escrita, mas não aprenderá a ler e escrever textos.
No tocante a este assunto, Paulo Freire foi categórico na sua proposta de habilitar o aluno a “ler o mundo”, na expressão famosa do educador, “Trata-se de ler a realidade (transformá-la)".
Penso que munidos destes dois passaportes o aluno consiga sair da “sua situação de oprimido para agir em favor da própria libertação”. Neste ínterim eu trouxe coisas da vida, da realidade, tais como diversos gêneros textuais e dentre estes assuntos está o uso do computador como recurso na aprendizagem dos alunos.
O mundo letrado do século XXI deixa evidente a necessidade do uso do computador na vida das pessoas, uma necessidade que visa beneficiar quem o usa e como prova disto os meus alunos tiveram acesso a esta tecnologia e isto veio enriquecer a construção do conhecimento no processo de letramento deles fazendo com que eles fizessem um trabalho inovador.


Referências:
Interdisciplinas: Linguagem e Educação
BETOLILA, Alain; SOARES, Magda. É preciso conjugar alfabetização e letramento? In: LETRA Ao jornal do alfabetizador. CEALE, Belo Horizonte, p. 3, v.3, mai/jun, 2007. (Texto 4 – Módulo 5)


Interdisciplina: Didática, Planejamento e Avaliação
BETTO Frei. Paulo Freire: a leitura do mundo. Fonte:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Profa/col_3.pdf, acesso em 01/12/2007.
70 Escola *Grandes Pensadores Edição Esp_022
Leitura 2: FREIRE, Paulo. A dialogicidade – essência da educação como prática da liberdade. In: _____. Pedagogia do Oprimido. 40ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. p.89-101.

2 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eliana:

É importante que coloques qual interdisciplina retiraste estas citações.

Fizeste um bom link entre os pensamentos dos autores juntamente com os teus.

Somente faltou descrever o ano das citações de Freire e ali onde diz "(BETOLILA; SOARES, 2007)" escreves logo depois "segundo ela". Ela quem? Betolila ou Soares?

Estas pequenas observações são importantes para o TCC.

Grande abraço, Anice.

Profª Eliana disse...

Olá, Anice!
Fiz os ajustes.
BJS