Os alunos da minha turma têm feito pesquisa sobre assuntos relacionados às aulas, desenhado e apreciado o jogo no computador porque segundo PIAGET "Entre os 7 e 11-12 anos,o simbolismo decai e começam a aparecer com mais frequência desenhos, trabalhos manuais, construções com materiais didáticos, representações teatrais, etc. Nesse campo o computador pode se tornar uma ferramenta muito útil, quando bem utilizada. Piaget não considera este tipo de jogo como sendo um segundo estágio e sim como estando entre os jogos simbólicos e de regras. O próprio Piaget afirma: "...é evidente que os jogos de construção não definem uma fase entre outras, mas ocupam, no segundo e sobre tudo no terceiro nível, uma posição situada a meio de caminho entre o jogo e o trabalho inteligente... ". (Piaget, apud[RIZ
O jogo é um recurso pedagógico muito importante visto que, o jogo é uma atividade que tem valor educacional intrínseco. Leif diz que "jogar educa, assim como viver educa: sempre sobra alguma coisa." [LEI 78]
A utilização de jogos educativos no ambiente escolar traz muitas vantagens para o processo de ensino e aprendizagem, entre elas:
O jogo é um impulso natural da criança funcionando assim como um grande motivador .
A criança através do jogo obtém prazer e realiza um esforço espontâneo e voluntário para atingir o objetivo do jogo.
O jogo mobiliza esquemas mentais: eastimula o pensamento, a ordenação de tempo e espaço
O jogo favorece a aquisição de condutas cognitivas e desenvolvimento de habilidades como coordenação, destreza, rapidez, força concentração, etc.
O uso da informática na educação através de softwares educativos é uma das áreas da informática na educação que ganhou mais terreno ultimamente. Isto deve-se principalmente a que é possível a criação de ambientes de ensino e aprendizagem individualizados (ou seja adaptado às características de cada aluno) somadoàs vantagens que os jogos trazem consigo: entusiasmo, concentração, motivação, entre outros . os jogos mantêm uma relação estreita com a construção do conhecimento e possui influência como elemento motivador no processo de ensino e aprendizagem.
A participação em jogos contribui para a formação de atitudes sociais: respeito mútuo, cooperação, obediência às regras, senso de responsabilidade, senso de justiça, iniciativa pessoal e grupal.
O jogo é o vínculo que une a vontade e o prazer durante a realização de uma atividade.
O ensino utilizando meios lúdicos cria ambiente gratificante e atraentes servindo como estímulo para o desenvolvimento integral da criança.
Na minha escola os alunos ficam muito felizes quando vão ter acesso ao computador e suas ferramentas mas enfrentamos o problema do número de computadores ser reduzido.
Tenho esperança que esta situação mude para melhor que as escolas possam ter muitos computadores e que todos alunos possam ser felizes e se desenvolver sadiamente se envolvendo na aprendizagem e não ocupados com drogas e violências e mais...
Nos fundamentos e Funções da EJA está evidente que um novo divisor entre os cidadãos pode estar em curso, que além da leitura e da escrita é preciso que os alunos tenham acesso a formas de expressão e de linguagem baseadas na micro-eletrônica, ou seja os alunos precisam saber informática, se apoderar das ferramentas e através disso concorrer e disputar um emprego...
FONTE: Avilicao de jogos educativos computadorizados
Liliana Maria Passerino
http://peadportfolio156698.blogspot.com/2009/09/divisor-entre-os-cidadaos.html
Um comentário:
Olá, Eliana!
Que bom que fizeste a ligação entre a teoria e a prática. É importante, sempre que possível, trazer exemplos de tua sala de aula junto com as reflexões.
Grande abraço, Anice.
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