sábado, 12 de junho de 2010

TECHNOLOGY OF INFORMATION AND COMMUNICATION





"Recuperando Michel Serres (1996)... até algum tempo atrás haviam espaços definidos para ensinar e aprender: escolas, campus, bibliotecas... Aprendida as informações restritas e direcionadas previstas pelo mundo da escola, a expectativa era a de que o aluno mudasse de lado. Diplomado e formado o aluno assumia um outro status. Era hora de mostrar profissionalmente sua competência em lidar com o conhecimento aprendido. Encontrar o seu novo papel no plano social e no mundo do trabalho. Novos valores e perspectivas para o seu olhar diante da sociedade.
Essas certezas diluem-se neste nosso frenético momento de vida em que as possibilidades tecnológicas de comunicação e informação atravessam o nosso cotidiano e o transformam permanentemente. O que é aprendido na escola, no campus... já não mais oferece ao aluno a confiança do saber atualizado. O conhecimento estruturado e construído em bases “sólidas” em duros anos de estudo precisa ser permanentemente re-construído. Não há espaços para certeza ou verdades definitivas
".
"Andréa Ramal – Acredito que o computador, se usado pedagogicamente, ele só tende a potencializar as capacidades cognitivas das pessoas. Por exemplo: nós conhecemos os estágios mentais que Jean Piaget pesquisou, em que ele associa determinadas capacidades a determinadas idades. Vi crianças usando computadores e fazendo coisas que, segundo Piaget, só anos depois elas teriam a capacidade de fazer. Isso significa que o ambiente do computador favoreceu o desenvolvimento de determinadas aptidões mentais que, talvez se fossem usados somente o papel ou outros instrumentos não digitais, ela não teria desenvolvido".
Eu como professora me sinto na responsabilidade de dar este espaço, um espaço inovador, de criação, de novas oportunidades para o aluno que já traz em seu “estigma” de não ter acesso, não participação de ser fruto muitas vezes da exclusão social, a oportunidade da tecnologia da informação e comunicação na escola
.
Tanto o professor quanto o aluno precisa estar preparado para enfrentar este mundo globalizado e uma das formas é estar com as ferramentas a pleno vapor.
Penso que ainda tenho muitos desafios a enfrentar, precisamos de uma sala maior com mais computadores e...
E... como prova de que já estamos quebrando barreiras para que isto aconteça, tenho um lindo presente para todos que acessarem o meu blog...
A releitura dos 3 girassóis de Van Gogh só que criado digitalmente pelos meus alunos...

Referências:
Diário de Bordo
“Comunidades de Aprendizagem, em Direção a uma Nova Sociabilidade na Educação”
Profª Dra. Vani Moreira Kenski (USP)
A escola do futuro
Um novo perfil para o professor na era digital
Entrevista de Andréa Ramal a Renato Deccache

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eliana!

Trouxeste citações importantes, mas tente, na próxima, costurar melhor com o que trazes, sem precisar separar a teoria primeiro e o comentário depois. É importante que possas, ao comentar algo, fazer algumas citações e seguir com o pensamento, está bem?

De fato, a falta de computadores é um empecilho, mas também pode ser uma forma de unir o grupo, orientando que façam trabalhos juntos no mesmo computador, de forma cooperativa, não é mesmo?

Grande abraço, Anice.