As histórias, sob a ótica das crianças
Os casos e as fabulações, em que relatos ganham elementos de ficção, são uma marca das narrativas infantis e fazem parte da evolução cognitiva
Thais Gurgel thais.gurgel@abril.com.br
Para o psicanalista e pesquisador da infância Donald Winnicott (1896-1971), as simbolizações se enquadram no que ele chamou de espaço potencial. "Trata-se de uma área de experiência em que os pequenos podem brincar com a realidade, em que dão um sentido pessoal aos elementos do ambiente e os elaboram à sua maneira para com eles poder lidar", explica Ana Paula Stahlschmidt, doutora em Educação e estudiosa da obra do pesquisador. Esse espaço potencial, segundo Winnicott, deve ser garantido pelo adulto para que o pequeno dê liberdade à sua criação - não apenas artística, mas como uma forma autêntica de encarar a vida. Se, por um lado, fica claro que a criança precisa brincar com os elementos de seu repertório - sem ser reprimida por não estar contando "a verdade" sobre o passeio ao zoológico -, por outro é preciso cuidar para que ela tenha matéria-prima para fazê-lo: um repertório de histórias diversificado. O contato com relatos de experiências nos grupos em que circula (na fala de adultos e também de outras crianças) e com textos literários (lidos e contados) é fundamental para ela se familiarizar com os aspectos estruturais da narrativa, como marcadores de tempo e espaço e a contextualização de situações.
Tem um monstro no meio da história (GURGEL, 2009).
In: Revista Nova Escola. Agosto 2009.
Como podemos ver é importante que o aluno tenha espaço para vivenciar a realidade através do faz de conta. Esta semana os meus alunos imitaram cenas do dia a dia da mãe, por ser o mês das mães.
Os casos e as fabulações, em que relatos ganham elementos de ficção, são uma marca das narrativas infantis e fazem parte da evolução cognitiva
Thais Gurgel thais.gurgel@abril.com.br
Para o psicanalista e pesquisador da infância Donald Winnicott (1896-1971), as simbolizações se enquadram no que ele chamou de espaço potencial. "Trata-se de uma área de experiência em que os pequenos podem brincar com a realidade, em que dão um sentido pessoal aos elementos do ambiente e os elaboram à sua maneira para com eles poder lidar", explica Ana Paula Stahlschmidt, doutora em Educação e estudiosa da obra do pesquisador. Esse espaço potencial, segundo Winnicott, deve ser garantido pelo adulto para que o pequeno dê liberdade à sua criação - não apenas artística, mas como uma forma autêntica de encarar a vida. Se, por um lado, fica claro que a criança precisa brincar com os elementos de seu repertório - sem ser reprimida por não estar contando "a verdade" sobre o passeio ao zoológico -, por outro é preciso cuidar para que ela tenha matéria-prima para fazê-lo: um repertório de histórias diversificado. O contato com relatos de experiências nos grupos em que circula (na fala de adultos e também de outras crianças) e com textos literários (lidos e contados) é fundamental para ela se familiarizar com os aspectos estruturais da narrativa, como marcadores de tempo e espaço e a contextualização de situações.
Tem um monstro no meio da história (GURGEL, 2009).
In: Revista Nova Escola. Agosto 2009.
Como podemos ver é importante que o aluno tenha espaço para vivenciar a realidade através do faz de conta. Esta semana os meus alunos imitaram cenas do dia a dia da mãe, por ser o mês das mães.
Eles gostam do teatro mudo que é uma brincadeira que a professora ou um colega cochicha no ouvido do aluno algo para ele representar e os colegas precisam descobrir o que ele está fazendo, e quem acertar vai para o lugar de quem está representando e representa outra cena.
Estas vivências em sala de aula são importantes para o aluno também porque através dessas brincadeiras de imitar fatos reais pode ficar mais fácil para ele enfrentar situações futuras e se tornar uma pessoa bem resolvida.
Estas vivências em sala de aula são importantes para o aluno também porque através dessas brincadeiras de imitar fatos reais pode ficar mais fácil para ele enfrentar situações futuras e se tornar uma pessoa bem resolvida.
As mães precisam dar este espaço para os filhos também, precisam deixar seus filhos serem crianças, brincar com terra, água, folhas etc..
Um comentário:
Olá, Eliana:
A partir dessa semana, modificamos a legenda da planilha de acompanhamento para que vocês já fiquem cientes se devem ou não refazer a postagem, já que é necessário que façam refexões a partir da prática trazendo argumentos ou linkando teoria com prática.
A legenda agora será RC (R= refazer e C= comentário do tutor) ou PC (P = postagem ok e C= comentário do tutor).
Aqui, por exemplo, une teoria e prática e, portanto, não é necessário refazer a postagem.
Grande abraço, Anice.
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