sábado, 15 de maio de 2010

LEER




Em resposta a pergunta “Ensinar a ler é uma tarefa de todas as disciplinas?” feita em uma entrevista de Rodrigo Ratier rratier@abril.com.br da revista Nova Escola a Isabel Solé, professora do departamento de psicologia Evolutiva e da Educação na universidade de Barcelona, na Espanha, ela nos evidencia que “sim. Não apenas para aprender, mas também para pensar. A leitura não é só um meio de adquirir informação: ela também nos torna mais críticos e capazes de considerar diferentes perspectivas. Isso necessita de uma intervenção específica. Se eu, leitora experiente, leio um texto filosófico, provavelmente terei dificuldades, pois não estou familiarizada com esse material. É preciso planejar estratégias específicas para ensinar os alunos a lidar com tarefas de leitura dentro de cada disciplina”.
Concordo plenamente com a Isabel, precisamos formar alunos mais críticos e capazes de considerar diferentes perspectivas, sim...
Os nossos alunos precisam ler e ler muito para saber optar o que é melhor para ele, para seu bairro, sua cidade e seu país e também porque
o futuro da laboridade depende da informação processada e como diz o filósofo Edgar Morin, “informação, não é conhecimento, conhecimento é informação processada”.Para isso é preciso formar um processador ao invés de formar um armazenador de informações.Diferentemente da era do fordismo, o trabalhador precisa ter opinião, tomar decisões assumir riscos, saber trabalhar em equipe, conhecer o processo produtivo, ser multifuncional e interdisciplinar, pensar globalizante, ser crítico e solidário.Neste sentido a escola precisa preparar os alunos com valores de democracia, solidariedade e crítica se quisermos ajudar cidadãos e cidadãs a enfrentar essas políticas de flexibilidade, descentralização e automia propugnadas nas esferas trabalhistas.
Passando para o lado prático os alunos lêem, interpretam problemas, receitas, bilhetes e confeccionam convites para que eles fiquem familiarizados com estes tipos de textos e para saber para que estes textos servem em suas vidas.
Os alunos fizeram convites para o dia da solidariedade o qual se realizou neste dia 15/05, convidando para o corte de cabelo oferecido por mim para pais e alunos, visto que também sou cabeleireira.

2 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Eliana:

Dentro desta questão que a Isabel trouxe poderias exemplificar de forma mais detalhada a aprendizagem dos alunos em relação à confecção dos convites?

Grande abraço, Anice.

Profª Eliana disse...

Oi, Anice
Com a confecção de convites os alunos tornam-se familiarizados com este tipo de texto e saberão para que os mesmos servem e isto já é um começo para torná-los críticos.
Abração,
Eliana Jeck