UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – UFRGS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
INTERDISCIPLINA: Artes Visuais
NOME DA ALUNA: Eliana de Pereira Jeck
ARTES VISUAIS
Diferentes concepções de ensino de arte ao longo dos tempos
As três primeiras metodologias então abordadas (Tradicional, Escola Nova ou Moderna e Tecnicista).
Tradicional – Os conteúdos trabalhados correspondem a desenhos decorativos, natural e geométrico onde são enfatizadas as questões de proporção, perspectiva, luz e sombra e o traçado geométrico. Nesta modalidade de ensino é incentivado o trabalho centrado na cópia.
Os conteúdos e a nota – avaliação – são de suma importância.
Papel do professor bastante autoritário.
Escola Nova ou Moderna tinha como ideal a livre – expressão.
Educadores brasileiros comprometidos com essa corrente, como Nereu Sampaio, defendiam uma educação através da arte que privilegiasse a imaginação, a intuição e a inteligência da criança , ou seja, trabalho centrado na criança.
Não tem interferência do professor.
Escola tecnicista
Principal objetivo ensinar a fazer. A figura central não é nem o professor nem o aluno, mas sim o sistema técnico de organização da aula. Os objetivos e conteúdos dos estudos e as estratégias de ensino relacionam – se com processos mecânicos.
Em 1996 foi aprovada a LDB 9394/96 na qual a arte configura – se como componente curricular obrigatório, tal como previsto nos PCNs de Arte, a partir de quatro linguagens: artes visuais, teatro, dança e música.
Também a partir dos PCNs os arte-educadores (artes visuais) preocuparam-se em encaminhar propostas de ensino comprometidas com os temas transversais: pluralidade cultural, ecologia ou meio ambiente, orientação sexual, ética, trabalho, consumo e saúde.
CONCEPÇÃO DE ARTE COMO ÁREA DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO.
Os professores da área de arte se mobilizaram para desenvolver a arte na escola com competência considerando-a uma disciplina com linguagem, com história, com um domínio, trazendo a contemporaneidade para o ensino através do uso da imagem, influenciada principalmente pelas mudanças no campo da arte e da estética.
Na década de 80 a Arte Educadora Ana Mae Barbosa foi de vital importância para ensinar arte no Brasil.
Comprometida com a democratização do saber em arte com possibilidade de tornar acessível a todos os alunos – da rede pública e particular – os conteúdos artísticos, passou a estudar formas de conduzir um trabalho conectado com as realidades pessoais e sociais dos alunos.
Inseriu, também no universo do ensino da arte a “Metodologia Triangular”, proposta metodológica que enfoca de forma integrada:
*O fazer artístico
*a análise de obras e objetos de arte e
*a história da arte.
Segundo Ana Mae Barbosa a Proposta Triangular “é construtivista, interacionista, dialogal, multiculturalista e é pós-moderna por tudo isto e por articular arte como expressão e como cultura na sala de aula”.
O papel do professor é muito importante, na medida em que ele é o planejador/executor/observador das estratégias utilizadas.
PROPOSTA TRIANGULAR
A Proposta triangular definida por Barbosa designa os componentes do ensino, aprendizagem por três ações mentalmente e sensorialmente básicas: criação (fazer artístico),leitura da obra de arte e contextualização.
FAZER ARTÍSTICO – Produção artística, processo criativo do aluno.
LEITURA – habilidades de ver.
RELEITURA – há transformação, interpretação, criação com base num referencial, num texto visual. A produção realizada pelo aluno tem como base a obra de arte.
(que pode estar explícito ou implícito na obra final. Aqui o que se busca é a criação e não a reprodução de uma imagem.
Contextualização – conhecimento da arte.
NA PROPOSTA TRIANGULAR o trabalho está conectado com as realidades pessoais e sociais dos alunos e que visa principalmente desenvolver uma consciência crítica.
Trabalho centrado na percepção, na imaginação e na reflexão.
Conhecimentos que podem ser trabalhados em Artes.
técnicas e materiais
história da arte
multiculturalismo
linguagem da imagem
Para Barbosa “ Multiculturalidade não é apenas fazer cocar no dia do índio”.
Uma proposta de ensino multicultural deve preocupar-se em compreender os objetos estéticos dentro de sistemas simbólicos culturais mais amplos, dando lugar às abordagens contextualistas, instrumentalistas e interdisciplinares para o estudo da arte. Obra de arte, nesta perspectiva, são representações sociais, portanto, constituitivas de visões de mundo de determinados grupos sociais(Hernandes, 2000).
O ensino da arte numa concepção contemporânea deve ser eclético e pluralista em sua mistura de formas culturais diversas.
MULTICULTURAL E PLURICULTURAL significam entendimento de diferentes culturas na mesma sociedade.
Intercultural significa a interação entre as diferentes culturas.
As novas tendências para o ensino da arte enfatizam:
*um maior compromisso com a cultura e com a história;
*ênfase na inter-relação entre o fazer, a leitura da obra de arte e contextualização histórica e social;
*desenvolvimento cultural e alfabetização visual dos alunos;
*compromisso com a diversidade cultura e conhecimento da imagem.
O que é cultura visual?
A cultura visual refere-se ao estudo de objetos caracterizados como “artefatos materiais produzidos pelo trabalho ou pela ação e a imaginação dos seres humanos com finalidades estéticas, simbólicas, rituais ou político ideológicas” (Walker e Chaplin, 1997, p 37)
Cada objeto ou artefato produzido é reflexo social, político, econômico, cultural, teológico, do mundo em que o homem vive ou viveu.
Os objetos devem sempre ser estudados e analisados em comparação, nunca isolados.Essa forma de articulação permite que estabeleçam relações de semelhanças e diferenças e também passado e presente que se refletem e se projetam nas imagens objetos e tema de pesquisa (sempre em grupo e em relação, nunca isolados) da época ou da sociedade, para organizar os diferentes olhares a partir de conceitos-chave.
Trabalhar na escola com a compreensão da cultura visual significa incluir em nossos estudos o design, a moda, as imagens da televisão, as propagandas, os grafittis, a arquitetura, as imagens da arte, o cinema e outras manifestações visuais que fazem parte da vida de nossas crianças e adolescentes. Propor atividades,como identificar as formas de arte que importam em uma variedade de culturas, seria uma estratégia que poderia levar a uma educação multiculturalista que permitiria ao aluno lidar com a diferença de modo positivo na arte e na vida.
domingo, 4 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário